A Renault ganhou participação de mercado no Brasil vendendo carros de baixo custo. Modelos como Logan, Sandero e Kwid ainda estão em linha, mas não garantem a rentabilidade que a marca francesa almeja.
Para isso, foi necessário desenvolver um produto mais qualificado. E ela fez isso com o Kardian. O SUV compacto foi apresentado no final de 2023 e teve seu lançamento comercial em março.
VEJA TAMBÉM:
- [VÍDEO] Vale a pena apostar no Chevrolet Equinox RS em 2024?
- Fiat Strada Ranch Turbo resolve problema de desempenho, mas cobra no consumo
- [VÍDEO] Avaliação Chevrolet Silverado High Country
O modelo representa a nova fase da marca, com um produto de maior valor agregado. Ou seja, um carro que chega para ser mais caro. Mas ao mesmo tempo bem mais qualificado que seus irmãos menos privilegiados.
Testamos a versão topo de linha Premiere Edition, que tem preço sugerido de R$ 132.790. A versão conta com pintura em dois tons (teto preto), rodas de liga leve de 17 polegadas, faróis de neblina seis airbags, assistente de partida em rampa (HSA), piloto automático, sensores de estacionamento, câmera de ré, quadro de instrumentos digital de sete polegadas, câmbio eletrônico e-Shifter, borboletas atrás do volante, multimídia de 8 polegadas com Android Auto e Apple CarPlay, assim como retrovisores elétricos e ar-condicionado digital.
O modelo ainda oferece frenagem automática de emergência, alerta de colisão frontal, freio de estacionamento eletrônico, adiciona controle de cruzeiro adaptativo (ACC), alerta de distância segura, alerta de ponto cego, câmera Multiview (com quatro lentes), sensores de estacionamento dianteiro, acendimento automático dos faróis, assim como luz ambiente Multi-Sense, carregador de smartphone por indução console com apoio de braço, acabamento em revestimento premium, rodas de liga leve de 17 polegadas e barras de teto.
Kardian Premiere ao volante
O Kardian chegou com um conjunto mecânico inédito que combina motor 1.0 turbo de 125 cv e 22,5 kgfm de torque, combinado com transmissão automática de dupla embreagem e seis marchas.
Comparado com o Sandero, a evolução é gritante, mas quando se compara com rivais de mesmo calibre, como Pulse e Nivus, as diferenças são sutis.
O Kardian oferece menos potência que seus concorrentes. São 3 cv a menos que o VW e 5 cv a menos que o italiano. No entanto, entrega 2 kgfm de torque a mais que os concorrentes.
A força extra se mostra na acelerações e retomadas. Percepção que é acentuada pela caixa de dupla embreagem que trabalha de forma ágil.
Mas é preciso chamar a atenção que esse vigor aparece quando se seleciona o modo de condução esportivo. Há um modo normal e outro econômico que trabalham numa faixa mais moderada de torque, sensibilidade do acelerador, assim como tempos de troca das marchas.
No entanto, o rodar mais pacato se mostra necessário principalmente na busca por eficiência. Segundo o Programa Brasileiro de Etiquetagem do Inmetro (PBEV), o consumo do Kardian é:
Combustível | Urbano | Rodoviário |
---|---|---|
Etanol | 9,0 km/l | 9,7 km/l |
Gasolina | 13,1 km/l | 13,9 km/l |
Espaço interno
Por dentro, o Kardian é um carro que acomoda bem seus ocupantes. A posição de dirigir é boa e oferece excelente visibilidade. Mas não é só quem está no posto de comando que vai bem. A turma do fundão também viaja com sossego.
A distância entre-eixos de 2,60 m é superior ao oferecido por Nivus (2,56 m) e Pulse (2,53 m). Isso se traduz em bom espaço para bagagem e para quem viaja principalmente na segunda fileira.
O espaço é agradável para quatro adultos, que lá atrás tem bancos confortáveis, nada daqueles encostos retos de Sandero e Logan. No porta-malas é possível acomodar até 410 litros de bagagem.
Palavra final
No frigir dos ovos, e sem o afã das impressões de lançamento, o Kardian se mostra um carro interessante. O novo conjunto mecânico se mostrou mais que acertado para o carrinho.
Por dentro há uma melhora na qualidade do acabamento, mas há ainda pequenos deslizes como materiais simples e algumas peças desalinhadas, como a tampa do porta-luvas.
O melhor aproveitamento do espaço interno é a garantia de conforto a médio e longo prazo. Ou seja, o Kardian Premiere é um automóvel bastante interessante para quem busca um SUV compacto completo, mas não consegue levar um Pulse Impetus ou nem mesmo um Nivus Comfortline.
O post [VÍDEO] Testamos o Renault Kardian Premiere Edition apareceu primeiro em AutoPapo.
Olá,
o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.