Hoje, vamos destacar o Renault Duster Tech Road 2015. O motor é 2.0 e o é câmbio manual, além de detalhes exclusivos no design e nível de equipamentos abrangente. A marca francesa foi uma das primeiras marcas a despertar para o SUV urbano com o Duster. Lançado em 2011, até então a categoria era amplamente (e solitariamente) dominada pelo Ford EcoSport.
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O SUV chegou para brigar no segmento de compactos, mas seu diferencial sempre foi o porte. Com espaço de modelo médio e jeito robusto – a despeito de requinte no design ou no acabamento – é, até hoje, uma alternativa no segmento, inclusive entre os usados.
- Preço médio do Renault Duster Tech Road 2.0 2015: entre R$ 47 mil e R$ 53 mil nos principais sites de compra e venda de veículos
- Preço Tabela Fipe do Renault Duster Tech Road 2.0 2015: R$ 52.717,00
*valores apurados na segunda quinzena de maio de 2024
Breve história
A apresentação global do Duster foi no Salão de Genebra de 2009. Projeto da Dacia, marca romena do Grupo Renault, o SUV usa a plataforma do primeiro Logan e se vale da mesma estratégia de carro de custo baixo.
Isso se repetiu no Brasil, quando o Duster foi lançado pela Renault, em outubro de 2011. Bem mais espaçoso e maior que o até então único rival da categoria, o EcoSport, o crossover parrudo apostou no custo benefício.
O modelo começou com motores 1.6 (da dupla Logan e Sandero) e 2.0 (do Mégane). Em 2015, o Renault Duster passou pela primeira reestilização, com mudanças nos faróis, para-choques, grade frontal e uma pequena melhora nos revestimentos da cabine.
Em 2016, a assistência da direção passou a ser eletro-hidráulica e a linha adotou o motor 1.6 16V da família SCe. O Renault Duster ainda teve variantes com tração nas quatro rodas, com caixa automática e com câmbio CVT.
O SUV também recorreu a diferentes séries especiais. E o Renault Duster chegou a ter duas edições da Tech Road, uma em 2013 e outra em 2015, no embalo da marca de 100 mil unidades vendidas no Brasil.
Em março de 2020, semanas antes de chegar a vez de o Brasil entrar na crise da pandemia de Covid-19, a Renault lançou a segunda geração do Duster. Em 2022, o crossover passou a ser equipado, nas versões topo de linha, com o novo motor turbo 1.3 TCe, fruto da parceria da marca francesa com a Mercedes-Benz.
Desempenho e consumo do Duster 2015
O conhecido motor 2.0 de quatro cilindros, com 142 cv (e) e 138 cv (g), garantem a destreza para mover o SUV grandalhão. As arrancadas são algo ágeis, mas é preciso paciência e esticar bem as marchas do câmbio manual para chegar a velocidades maiores.
Ficha técnica do Renault Duster Tech Road 2015:
- Motor: 2.0 flexível
- Cilindros: 4
- Válvulas por cilindro: 4
- Comando de válvulas: duplo no cabeçote e variável na admissão
- Potência máxima: 142 cv (etanol) e 138 cv (gasolina) a 5.500 rpm
- Torque máximo: 20,9 kgfm (etanol) e 19,7 kgfm (gasolina) a 3.750 rpm
- Transmissão: câmbio manual de seis marchas; tração dianteira
- Peso: 1.276 kg
- 0 a 100 km/h: 9,9 segundos
- Consumo cidade: 6,7 km/l (etanol) e 9,9 km/l (gasolina)
- Consumo rodoviário: 7,8 km/l (etanol) e 11,2 km/l (gasolina)
- Tanque: 50 litros
Espaço e conforto
Não tem jeito, espaço é o grande diferencial do Renault Duster. Largo e com entre-eixos de 2,67 metros, o SUV é um dos poucos entre os compactos a oferecer espaço digno para cinco passageiros adultos.
O acerto de suspensão também agrada na maior parte do tempo e o porta-malas leva bagagens grandes numa boa. O acabamento interno, por sua vez, é ruim e abusa da simplicidade. O isolamento acústico também deixa a desejar.
Dimensões e capacidades do Renault Duster Tech Road 2015:
- Comprimento: 4,31 m
- Largura: 1,82 m
- Altura: 1,69 m
- Distância entre eixos: 2,67 m
- Porta-malas: 475 litros
- Vão livre do solo: 21 cm
- Carga útil: 493 kg
- Ângulo de entrada: 30°
- Ângulo de saída: 35°
Dirigibilidade
A posição de dirigir dos carros da plataforma B0 da Dacia é invariavelmente esquisita. O motorista precisa arquear demais os braços ao volante e desviar muito o olhar para operar certas funções do veículo.
Ao mesmo tempo, a posição mais alta garante uma visibilidade bem resolvida na maior parte do tempo. Em termos dinâmicos, o jeito mais quadrado do Duster prejudica o desempenho e consumo.
Nas curvas, a carroceria torce um pouco além do desejado, mas o SUV está longe de ser um carro que transmita insegurança. A direção pede correções em velocidades mais altas.
Principais equipamentos
Veja a lista de itens de série do Renault Duster Tech Road 2015.
- Itens de segurança: dois airbags, freios com ABS e EBD, sensor de ré, encostos de cabeça para todos os passageiros, repetidores das setas nas capas dos retrovisores e faróis de neblina.
- Itens de conforto: ar-condicionado, direção hidráulica, trio elétrico, central multimídia com tela de 7”, GPS, tomada USB e Bluetooth, volante com ajuste de altura, banco do motorista com ajuste de altura, lavador, limpador e desembaçador do vidro traseiro, comando remoto das portas, abertura interna da tampa do tanque de combustível, capô com amortecedores e banco traseiro rebatível e bipartido.
- Itens de aparência: rodas de liga leve aro 16”, faróis com lentes escurecidas, capas dos retrovisores na cor cinza, grade exclusiva, adesivo Tech Road II na parte inferior da porta e bagageiro no teto.
Desvalorização
Segundo a KBB Brasil, o Renault Duster Tech Road 2015 teve baixa desvalorização no acumulado dos dois anos, de -4,56%.
De janeiro de 2022 a janeiro de 2023 houve valorização de 4%, no movimento de aumento dos preços dos usados à época. Já de janeiro de 2023 para março de 2024 houve depreciação de 8,5%. Números do índice B2C da KBB Brasil, ou seja, Loja-Consumidor.
Seguro
Em simulação feita pela Minuto Seguros, veja a menor cotação para o Renault Duster Tech Road 2015.
- Masculino: R$ 2.721,25
- Feminino: R$ 2.567,29
*Perfil: Homem e mulher, 35 anos, casado(a), morador da Vila Mariana, São Paulo (SP)
Revisões do Renault Duster Tech Road 2015
A montadora oferece revisões com preço fixo para veículos que já passaram da garantia ou dos 60 mil km. Confira os valores médios de manutenção para o Renault Duster Tech Road 2.0 2015.
- 80.000 km: R$ 4.190,38 – Trocas de óleo do motor, filtro do óleo, velas de ignição, filtro de combustível, filtro de ar (elemento), correia de transmissão, correia de acessórios, anel, tampa de vedação e filtro do ar-condicionado.
- 90.000 km: R$ 726,62 – Trocas de óleo do motor, filtro do óleo, filtro de ar (elemento) e anel.
- 100.000 km: R$ 809,44 – Trocas de óleo do motor, filtro do óleo, filtro de combustível, filtro de ar (elemento), anel e filtro do ar-condicionado.
Cesta de peças Duster 2015
- Jogo com 4 pastilhas de freio: R$ 180 a R$ 300
- Discos de freio (par): R$ 300 a R$ 500
- Jogo com 4 velas de ignição: R$ 80 a R$ 140
- Filtro de ar elemento: R$ 35 a R$ 60
- Filtro de ar cabine: R$ 25 a R$ 50
- Filtro de combustível: R$ 20 a R$ 40
- Bomba de combustível: R$ 300 a R$ 450
- Kit embreagem: R$ 600 a R$ 900
- Kit troca de óleo – 5 litros (10w40) + filtro: R$ 270 a R$ 400
- Amortecedores traseiros (par): R$ 600 a R$ 800
- Traseira: R$ 400 a R$ 560
- Lanterna traseira: R$ 350 a R$ 480
- Para-lama dianteiro: R$ 380 a R$ 600
- Para-choque traseiro: R$ 350 a R$ 630
Defeitos comuns do Duster 2015
- Folgas na coluna de direção
- Atuador da embreagem
- Falhas no sistema de injeção eletrônica
- Trepidações no sistema de embreagem
- Consumo excessivo de óleo
- Recall para troca do airbag do motorista
- Recall para substituição dos parafusos do eixo e da suspensão
- Recall para troca da mangueira da direção
- Recall para troca do servofreio
- Recall para reposicionamento do tubo do ar-condicionado
- Recall para conserto do cilindro de ignição de veículos
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