Pneu da moto furou? Confira o que NÃO fazer caso isso aconteça - Trânsitto - Recursos de Multa de Trânsito

Este site usa cookies e tecnologias afins que nos ajudam a oferecer uma melhor experiência. Ao clicar no botão "Aceitar" ou continuar sua navegação você concorda com o uso de cookies.

Aceitar

Pneu da moto furou? Confira o que NÃO fazer caso isso aconteça

Você gostaria de se livrar da sua multa de trânsito hoje mesmo?

Clique aqui para não ficar sem dirigir.

Quando o pneu da moto fura, infelizmente não dá para abrir o bagageiro e colocar o estepe. O condutor tem que achar um borracheiro, ir para a casa trocar, ou o que achar melhor. Porém muitos recorrem a alguns meios muito arriscados para levar a motocicleta do local até a manutenção, além de estarem sujeitos a agravar a situação. Confira o que não fazer quando estiver com o pneu da moto furado.

VEJA TAMBÉM:

Empinando moto - artigo 244 - grau de moto
O ‘grau’ só deve ser feito com segurança e em pistas particulares (Foto: Shutterstock)

Empinar a moto com pneu furado

Pode parecer óbvio que não se deve empinar a moto, principalmente quando o pneu da moto estiver furado, mas muitos recorrem a essa manobra arriscada e ilegal quando o pneu da frente fura.

  • Ao se empinar a moto o pneu furado deixa de tocar o solo e assim o piloto conduz ela apenas com o outro que está bom.

Entretanto essa manobra vem junto de vários riscos. O primeiro é a exposição a acidentes pelo próprio fato da execução da manobra, que atrapalha a visão do condutor e também as manobras laterais, caso ele tenha que desviar de algo.

Outro ponto importante de enfatizar é que, caso o piloto tenha que baixar a moto neste estado, com o pneu furado aumenta-se as chances de perder a estabilidade quando o pneu furado da moto toca o chão, levando o condutor a uma queda.

  • Além de ser um risco no trânsito, empinar a moto é considerado uma manobra arriscada e passível de multa pelo artigo 244 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), que prevê infração gravíssima com penalidade de 7 pontos na carteira, taxação de R$293,47, suspensão do direito de dirigir e retenção do veículo até regularização.

Sentar no tanque da moto

Quando o pneu de trás fura, a história é quase o contrário. Para aliviar o peso da roda traseira e um possível rasgo no pneu, muitos condutores sentam no tanque ou até no guidão da moto. Esta medida também é muito arriscada e considerada uma infração apontada no mesmo artigo do CTB.

O centro de gravidade da moto estará todo alterado, dessa forma conduzi-la será mais difícil e os riscos de queda e acidentes são muito maiores.

pnue de moto furado
Uma manutenção pode virar um pneu novo (Foto: Shutterstock)

Continuar conduzindo a moto com pneu furado

Seguir normalmente na via também é muito arriscado para o piloto. Isso porque quando o pneu não tem ar a roda não adere de forma que deveria ao asfalto e assim as chances de perder o controle da moto aumentam e muito. Qualquer manobra fica muito pesada e arriscada.

  • Conduzir a  moto com pneu furado pode fazer com que o pneu se rasgue, e um remendo vire a compra de um novo.

O que fazer?

Basicamente, duas são as opções quando isso acontece. Ou o condutor chama algum reboque ou veículo com caçamba que possa transportar a moto, ou ele pode empurrar a moto com o pneu furado até o local desejado. Mas é importante ficar atento ao trânsito local, pois empurrando a moto o piloto se torna apenas um pedestre com um grande peso nas mãos.

homem empurrando moto
O melhor é levar a moto com cautela e segurança (Foto: Shutterstock)

O post Pneu da moto furou? Confira o que NÃO fazer caso isso aconteça apareceu primeiro em AutoPapo.

Olá,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CONTATO

E-mail:
transitto@transitto.com.br

 

Endereço:
Rua Walter Hubacher, 1379 – Sala 1
Bairro: Centro.
Nova Andradina/MS
CEP: 79750-000