O Renault Kangoo com motor a combustão está de volta ao Brasil. O furgão vem importado da Argentina na versão Advanced, com preço de R$ 120.800 e a mira travada no Fiat Fiorino.
A Renault traz fortes argumentos para abalar o eterno líder desse segmento: motor 1.6, maior capacidade de carga do segmento (750 kg) e porta lateral corrediça. A imagem da marca nesse setor é consolidada pela liderança de 10 anos da van Master em seu segmento.
VEJA TAMBÉM:
- Renault Kangoo E-Tech chega com maior autonomia e mais potência
- Fiat Fiorino fica mais seguro e ganha praticidade na linha 2022
- Peugeot lança Partner Rapid, mas pode chamar de Fiorino
O novo Kangoo argentino é derivado do Dacia Dokker, que por sua vez é irmão de Logan e Sandero de segunda geração. Por isso, o furgão compartilha muitos componentes com carros já comuns no Brasil.
Mecânica do novo Renault Kangoo
Seu motor 1.6 é o SCe flex utilizado atualmente por Stepway, Duster e Oroch. Ele produz 115 cv e 15,7 kgfm, números superiores aos do 1.4 Fire de 86 cv e 12,2 kgfm do Fiorino.
Esse motor 1.6 da Renault utiliza corrente metálica no sincronismo, duplo comando de válvulas variável e bloco em alumínio. O câmbio manual é de cinco marchas, com indicador para trocas em rotações mais eficientes no painel.
O conjunto de suspensão utiliza o tradicional esquema de McPherson montado em subchassi na dianteira com eixo de torção na traseira. O eixo traseiro utiliza molas helicoidais e barra estabilizadora, prometendo um rodar mais suave e mais estabilidade. A direção é eletro hidráulica.
Baú de carga do Kangoo
O novo Renault Kangoo é o único furgão compacto do Brasil a oferecer porta lateral deslizante. Ela deixa uma abertura de 71,7 cm de largura por 1,04 m de altura.
O acesso pela traseira é feito por duas portas com até 180° de abertura, com travamento em 90°. O vão de abertura tem 1,17 m de largura. A divisória entre a cabine e o vão de carga possui uma janela.
O baú de cargas possui volume de 3,3 metros cúbicos. Ele mede 1,86 m de comprimento, 1,44 m de largura máxima e 1,22 m de altura. Por dentro existem oito ganchos de amarração laterais e no assoalho. A capacidade de carga é de 750 kg.
Equipamentos do novo Kangoo
Se você já dirigiu um Logan ou um Sandero, vai achar o interior do novo Renault Kangoo familiar. O painel do furgão tem desenho similar ao dos irmãs e compartilha peças como os instrumentos, comandos de ventilação, volante e central multimídia.
A diferença fica na porção superior do painel, onde existem vãos para colocar pranchetas, documentos, máquinas de cartão e outros itens que os trabalhadores precisam usar no dia a dia. Existe também uma prateleira acima do para-brisas, que pode levar volumes maiores. São 33 litros de volume nos porta objetos da cabine, sendo 12 litros nesse compartimento superior.
O pacote de equipamentos é bem servido para um carro de trabalho. Confira os principais itens de série:
- Direção eletro hidráulica;
- Vidros elétricos;
- Travas elétricas;
- Retrovisores com regulagem elétrica;
- Ar-condicionado;
- Central multimídia MediaNav com tela de 7 polegadas;
- Comando satélite do sistema de som;
- Computador de bordo;
- Sensor de estacionamento;
- Airbag duplo;
- Controles de tração e estabilidade;
- Repetidor lateral de seta;
- Regulagem elétrica de altura do farol;
- Modo de condução Eco;
- Rodas de aço aro 15″;
- Estepe igual aos pneus de rodagem.
O único opcional é a pintura Prata Étoile, que custa R$ 2 mil. O Branco Glacier não possui custo extra.
Pós venda
A montadora tem o programa Renault Pro+ para clientes que fazem uso comercial, com área dedicada em 44 concessionárias em 20 estados mais o Distrito Federal. Esse programa fornece atendimento especializado e oferece consultoria.
Dentre os benefícios do Renault Pro+ está as revisões programadas com entrega em 24 horas, atendimento prioritário nas oficinas, equipe especializada, dentre outros.
Segundo a Renault, o novo Kangoo possui custo de reparação em colisão frontal 23% menor que o do Fiat Fiorino. A marca francesa também aponta que as revisões programada até 60 mil km são 18% mais acessíveis e o custo por km rodado nesse período é de R$ 0,93.
O novo Kangoo está disponível para a venda em todos os concessionários Renault. Ele também está incluso no plano de assinaturas Renault On Demand, com mensalidade a partir de R$ 2.269 e gastos de manutenção inclusos no pacote.
Olá,
o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.