Ei, amigo e amiga motorista. O licenciamento veicular não deve ser deixado para depois, já que o atraso na atualização do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) pode trazer juros e te impossibilitar de sair com o seu veículo.
Para que você não fique na mão, preparamos um artigo para te explicar todas as multas do licenciamento que você estará sujeito a pagar caso atrase o pagamento. Veja só!
Tipos de multas relacionadas ao licenciamento
Existem dois tipos de multas relacionadas ao licenciamento. A primeira diz respeito à multa e aos juros relacionados ao atraso do pagamento, que aumentam o valor da taxa de licenciamento após o vencimento.
Além disso, também temos as multas de trânsito aplicadas ao dirigir um veículo não licenciado. Vamos aprender um pouco mais sobre cada uma a seguir.
Atraso no licenciamento
Quando se trata de multas por licenciamento atrasado, é importante entender que, assim como o IPVA, não pagar o CRLV também acarreta penalidades.
Geralmente, a multa por atraso é calculada com base na taxa Selic e é acumulada mensalmente. Também há uma taxa de juros fixa determinada pela Secretaria da Fazenda de cada estado que, em geral, é de 1% ao mês. Mas existem casos, como o Rio de Janeiro, em que os juros são mais severos, chegando a 0,33% por dia de atraso.
Falta de licenciamento ao ser parado
Dirigir um veículo não licenciado é considerado uma infração gravíssima, que provoca multa de trânsito, além de colocar em risco a segurança de todos nas vias públicas.
Tanto pela irregularidade quanto pela ausência do documento em mãos, o motorista está sujeito a multa e a pontos na carteira de habilitação.
Licenciamento vencido e suas implicações
Quando o licenciamento do veículo está vencido, além dos juros gerados pelo atraso no pagamento, o proprietário também enfrenta outras implicações.
O valor da multa por falta do CRLV atualizado é de R$ 293,47, e o condutor receberá 7 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Em casos de reincidência, além da aplicação de nova multa, o veículo poderá ser apreendido pelas autoridades de trânsito.
Como evitar multas relacionadas ao licenciamento?
A melhor forma de evitar multas e outras penalidades relacionadas ao licenciamento é regularizando a documentação do veículo. Para isso, o proprietário precisa estar atento ao calendário de licenciamento e realizar o pagamento dentro do prazo estipulado pelo governo estadual.
Consulta de multas e regularização
Para evitar problemas com multas relacionadas ao licenciamento, é importante consultar regularmente a situação do veículo. As formas de fazer isso incluem o acesso aos portais online dos Departamentos Estaduais de Trânsito (Detran), onde você pode verificar se o licenciamento está em dia e se há multas pendentes.
Caso o licenciamento esteja atrasado, é fundamental regularizar a situação o mais rápido possível, seguindo os passos indicados pelo Detran do seu estado. Geralmente, isso envolve o pagamento das taxas em atraso e a apresentação dos documentos necessários para a regularização completa do veículo.
Todo o processo pode ser feito online, pelos sites dos Detran ou no aplicativo do Poupatempo, para quem é do estado de São Paulo.
Mantenha o seu pagamento regular com Gringo!
Quer saber um jeito ainda mais prático de, além de consultar, manter os documentos do seu veículo sempre regularizados? Então, baixe o Super App do Gringo e tenha acesso a todas as informações na palma da mão.
Além disso, com o nosso aplicativo, é possível pagar débitos, como multas, licenciamento e IPVA, em até 12x no cartão de crédito ou à vista, por boleto ou Pix, caso você seja dos seguintes estados: SP, PR, RJ, MG, RS, SC e DF.
Gringo é muito mais conforto e simplicidade para o amigo e amiga motorista!
|
Olá,
o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.