Poucos carros na história podem bater na lata e dizer que não perderam sua essência. Um deles, sem dúvida, é o Mini Cooper. O carrinho já nasceu em 1959 com desenho único e carismático e conseguiu manter essa virtude mesmo depois de “mudar” de marca e de um hiato de décadas sem ser fabricado.
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Isso porque o carro que nasceu pela britânica Austin & Morris foi ressuscitado no fim dos anos 1990 em uma nova geração pelo Grupo BMW, que comprou a marca britânica Mini. Só que, além de agregar a engenharia alemã, a fabricante conseguiu conferir um estilo charmoso e moderno ao Cooper com várias referências ao original.
É sobre esse ícone atemporal da indústria automotiva que eu e o jornalista André Deliberato conversamos no quadro Retrovisor do Autorama Podcast desta semana. Falamos sobre a trajetória do modelo, suas versões divertidas e polêmicas, seu futuro sob uma nova geração e as novidades reservadas para o Brasil.
No ritmo da Volkswagen
Por falar em tradição, a Volkswagen manteve o costume de fazer edições limitadas em alusão ao Rock in Rio – a fabricante é uma das patrocinadoras do evento. Depois de Gol, Fox e Saveiro, agora é a vez do carro-chefe (sem trocadilhos) atual da marca no Brasil fazer as honras.
O Polo Rock in Rio será baseado na versão mais acessível da linha, a Track, com direito a emblemas do festival, uma cor diferente e um único equipamento de destaque. Eu conto lá no episódio quais são esses badulaques da série especial do hatch compacto.
Novos tempos
Se umas marcas mantêm certos costumes, a Jeep quebrou seus paradigmas para se render aos tempos de transição energética. A marca estadunidense acaba de apresentar o seu primeiro SUV grande totalmente elétrico.
Mas até nisso manteve um pé na tradição – ao menos no nome. O SUV zero combustão é da nova geração do Wagoneer, alcunha que serviu a um dos carros mais famosos do mercado norte-americano.
Desembarque eletrificado
A BYD não para quieta e inventa lançamento toda semana. Desta vez, a marca chinesa trouxe um carregamento com mais de 5 mil carros eletrificados para o país, entre eles duas novidades: um sedã e um SUV híbridos plug-in.
Mas por que a fabricante trouxe essa penca de veículos para cá de uma vez só? E como esses dois novos modelos serão posicionados? Eu também conto lá no Autorama.
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