Os sinais luminosos que aparecem no painel do carro são muito variados e passam todo tipo de informação sobre o veículo e possíveis defeitos que devem ser resolvidos. Por isso, saber interpretar esses alertas é muito útil e caso você tenha um carro automático, um deles em especial é de extrema importância: a luz do câmbio automático.
Atualmente, os carros automáticos contam com um sistema de transmissão mais moderno e avançado do que os veículos antigos, mas ele não está imune a defeitos. Quando isso acontece, a luz do câmbio automático acende no painel indicando uma falha que tem grandes chances de ser grave e que necessita de manutenção imediata. Caso o contrário, a conta da oficina pode se multiplicar.
VEJA TAMBÉM:
- Câmbio automático: 7 sintomas de que ele está com problemas
- Freio motor em carro automático? Sim, existe, e você deve usar!
- Se a luz do controle eletrônico de estabilidade (ESC) acendeu no painel, atenção!
O que a luz do câmbio automático significa?
Quando esse sinal surge no painel, revela um defeito no sistema ou baixo nível do óleo do câmbio nos carros que exigem a troca do fluido. Para saber se o seu carro necessita ou não dessa troca, consulte o manual do proprietário que pode indicar uma data quilometragem.
Essa luz do câmbio automático se acende em vermelho, que é a cor de alerta máximo em um veículo, indicando uma falha grave. Dessa forma, o carro deve ser parado imediatamente para evitar prejuízos maiores ou até danos irreversíveis.
Nesse cenário, evite andar com o veículo, o melhor a se fazer é chamar um guincho para levá-lo até a oficina. O câmbio automático tem certas particularidades e exige alguns cuidados no uso para evitar problemas e reduzir manutenção.
O post Luz do câmbio automático acendeu? Vá direto para a oficina! apareceu primeiro em AutoPapo.
Olá,
o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.