A montadora chinesa Neta Auto, especializada em veículos eletrificados chega ao Brasil e já lançará 3 novos modelos ainda em 2024, com início das vendas previsto para o segundo semestre. Mas os planos são mais ambiciosos e a marca já anunciou que prevê instalar uma fábrica no país. O AutoPapo apurou que os chineses já negociam com a Toyota a planta de Indaiatuba (SP), que está em processo de fechamento.
VEJA TAMBÉM:
- BYD Shark: 5 fatores difíceis de convencer o picapeiro
- Salão de Pequim: de carro ‘xing-ling’ para um show de tecnologia
- 10 carros chineses vendidos aqui que talvez você não lembre
Com quase dez anos de existência, a Neta Auto é considerada na China uma startup e já acumula mais de 400 mil carros vendidos em sua história mundialmente. Resultado de uma estratégia global, com um investimento total de mais de 20 bilhões de RMB (cerca de R$15 bilhões). Atualmente, possui mais de 9.000 funcionários e mais de 3.000 patentes de tecnologia.
Em 2023, a Neta Auto superou a marca de 20.000 unidades vendidas no mercado externo (fora da China). Foi a que mais vendeu entre marcas de EV com menos de dez anos na China. Nos primeiros quatro meses de 2024, a NETA Auto continuou em primeiro lugar entre as marcas de startups na China.
Carros da Neta no Brasil
A Neta irá iniciar suas operações no Brasil com 3 modelos: um deles será o esportivo Neta GT, um cupê de 4 portas com opções de baterias de 64 kWh ou 74 kWh de capacidade. A potência será de 231 cv e 462 cv, respectivamente. O alcance estimado é de 550 km e 650 km, dependendo da versão.
Outr modelo esperado é um SUV, o L. Ele tem porte médio com 4,77 m de comprimento e 2,81 m de entre-eixos. A expectativa é que ele chege em duas versões: híbrida e 100% elétrica. A primeira combina um motor 1.5 a gasolina que atua apenas como gerador, para recarregar as baterias de 30 kWh. Com tração apenas dianteira, a expectativa é de uma autonomia de 1.070 km.
Deverá chegar também o Neta L 100% elétrico, com bateria de 68,1 kWh, capaz de rodar 460 km, segundo dados da montadora com o otimista ciclo chinês WLTC. No Brasil, os números oficiais deverão ser menores.
No portfólio ainda existem SUVs menores, aém do sedã S, todos 100% elétricos e cotados para serem o terceiro carro da Neta no Brasil.
O post Chinesa Neta chega ao Brasil e já negocia compra de fábrica da Toyota apareceu primeiro em AutoPapo.