As motos BMW estão próximas de se tornarem automáticas ou melhor, automatizadas. A alemã anunciou hoje (2) um novo Automated Shift Assistant (ASA) – assistente de mudança automatizada, em português -, tecnologia que permite que a troca de marchas seja feita sem que o pedal ou o manete sejam acionados. O condutor ainda pode optar por trocar as marchas com os pés, mas a alavanca no punho esquerdo nem estará mais nos modelos com essa tecnologia.
VEJA TAMBÉM:
- Trocar óleo de moto a cada 1.000 km é jogar dinheiro fora
- BMW R 1300 GS finalmente sai para venda; a partir de R$ 99.900
- [VÍDEO] Pop 110i ES 2025 ganha partida elétrica e câmbio sem manete por menos de R$ 10 mil
O novo câmbio automatizado das motos BMW conta com 6 velocidades e dois atuadores eletromecânicos que automatizam a embreagem e as mudanças de marchas, eliminando a necessidade de operar manualmente a embreagem.
Mas ainda sim a fabricante manteve a possibilidade de trocas em um de seus dois modos de operação. No “M”, as mudanças podem ser feitas manualmente através do pedal, enquanto no modo “D” o sistema troca tudo automaticamente.
A novidade do câmbio automatizado das motos BMW faz parte do lema “simplifique sua condução”, da marca alemã. Além disso – segundo a própria – é uma evolução do Motorrad Shift Assistant Pro, sistema que possibilita a troca de marchas sem a utilização do manterem, sendo necessário apenas o pé esquerdo.
- Ainda não há informações de quando e em quais motos BMW o câmbio automatizado chega.
A BMW ainda afirma uma série de vantagens para este novo câmbio automatizado como: mudanças de marcha mais dinâmicas e confortável, elimina os trancos de trocas incorretas e também a adaptação automática às mudanças de marcha e às preferências dinâmicas do piloto.
O post BMW desenvolveu câmbio automatizado que dispensa manete de embreagem em suas motos apareceu primeiro em AutoPapo.
Olá,
o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.